Strict Standards: Only variables should be passed by reference in /home/storage/8/af/58/pricolivilela/public_html/inc/cabecalho.php on line 7

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/storage/8/af/58/pricolivilela/public_html/inc/adodb/drivers/adodb-mysql.inc.php on line 364

Deprecated: mysql_escape_string(): This function is deprecated; use mysql_real_escape_string() instead. in /home/storage/8/af/58/pricolivilela/public_html/Artigos.php on line 4
O que é a geriatria. Artigos - Clínica Pricoli Vilela - São Paulo/SP
 
 

O que é a geriatria

home > artigos > o que é a geriatria

Geriatria é a especialidade da Medicina que se foca no cuidado dos indivíduos idosos, nas mais diversas situações de saúde e doença.

O geriatra é também um clínico geral preparado para atender adultos com o acréscimo de possuir uma formação que vai além da Clínica Médica pura pois está habituado com as particularidades da história clínica e do exame do idoso. Nesse sentido, a Geriatria atua nos seguintes âmbitos:

Promoção de saúde: é o estímulo entre os idosos e os adultos em fase de envelhecimento para que cultivem hábitos saudáveis que previnem diversas doenças.

Prevenção de acidentes: visa diminuir a chance de que situações evitáveis prejudiquem a saúde.

Tratamento e controle de doenças já estabelecidas: o geriatra avalia o paciente com uma visão holística. Não é raro que os idosos façam acompanhamento com diversos especialistas que focam seu tratamento unicamente na dimensão de determinados sistemas do corpo, sem que haja diálogo entre eles. O geriatra, por sua vez, está apto para acompanhar a maioria das doenças que atingem essa faixa etária e também para administrar os acompanhamentos especializados que em determinados casos são necessários.

Funcionalidade: faz parte da visão holística da geriatria, avaliar o grau de funcionalidade dos idosos, isto é, a capacidade que esses indivíduos possuem, naquele momento, de se cuidarem sozinhos e de administrarem a própria vida.

Os idosos são uma população muito diversificada. A idade cronológica pouco diz sobre a situação de uma pessoa: conhecemos anciãos que aos 90 anos trabalham e iniciam novos projetos e conhecemos pessoas que ainda não completaram 65 anos e que estão acamadas.

Ou seja, é preciso olhar cada paciente idoso com suas particularidades e avaliar, assim o grau de independência (física) e autonomia (moral) individualmente. O geriatra, com essa visão capacitada, busca, então, propor metas para ganho de funcionalidade, de acordo com as possibilidades de cada um.

Reabilitação: com o intuito de melhor a funcionalidade, o geriatra em conjunto com uma equipe multiprofissional formada por fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, nutricionista, odontólogo, psicólogo e outros profissionais, propõem um plano de reabilitação para aqueles idosos que necessitarem.

Cuidados paliativos: da prática da Medicina antiga, em que os médicos eram conscientes de que poderiam proporcionar a cura das doenças em poucas vezes, nasceu o seguinte aforismo: “Medicus quandoque sanat, saepe lenit et semper solatium est” que podemos traduzir livremente como “Curar algumas vezes, aliviar freqüentemente, consolar sempre”.

O geriatra, preparado para acompanhar seus pacientes até o derradeiro momento, é responsável também por ministrar os cuidados paliativos, ou seja, os cuidados que aliviam os sintomas daquelas doenças incuráveis que se encontram em fase avançada e que ameaçam constantemente a vida. É uma posição ativa e contrária à atitude que diz “não há mais nada para fazer”.

Aspecto importante dos cuidados paliativos é a atenção integral, que leva em conta os aspectos físicos, emocionais, sociais e espirituais do doente e sua família.

Integração familiar: especialmente nos casos de idosos com debilidades importantes, o papel da família é primordial. É por isso que o geriatra conta muito com a família e também procura ajudá-la e orientá-la nas situações mais complicadas relacionadas ao cuidado do paciente.

 

Autora: Dra. Luciana Pricoli Vilela é medica especializada em Clínica Geral e Geriatria pela Universidade de São Paulo e membro da Sociedade Brasileira de Clínica Médica e Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

Rua Eça de Queiroz, 489 - Vila Mariana - CEP 04011-032 - São Paulo Fone: + (55) (11) 5084-5717 - Celular/WhatsApp: + (55) (11) 95978-8302

Copyright ©
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/storage/8/af/58/pricolivilela/public_html/inc/fim.php on line 27
2018 Clínica Pricoli Vilela - Todos os direitos reservados

alc propaganda - criação de sites